Contra Cultura do Crime

Obriga ao Poder Público Municipal a adotar medidas eficazes para combater a cultura do crime organizado no Município de São Paulo, conforme especifica, e dá outras providências.


Protocolado em:

11 de abr. de 2025

Projeto de Lei

parede com pichação de facção criminosa

Foto: Jarbas Oliveira/Folhapress

O Projeto de Lei 423/2025 obriga o Poder Público Municipal a adotar medidas para combater a cultura do crime organizado em São Paulo. A justificação do projeto cita como inspiração as políticas de "Tolerância Zero" implementadas em El Salvador.

As principais ações propostas são:

  • Remoção de Símbolos: Retirar pichações, sinais ou nomes que façam apologia a organizações criminosas de bens públicos, lápides em cemitérios municipais e escolas públicas.

  • Canal de Denúncia: Divulgar um canal seguro e confidencial para que a população possa informar sobre a presença desses símbolos. Após uma denúncia, o Poder Público terá 30 dias para tomar providências.

  • Capacitação de Servidores: Implementar programas de treinamento para servidores públicos, como Guardas Civis, agentes de zeladoria e funcionários da educação, para que saibam identificar símbolos de facções.

  • Programas Educacionais: Criar programas nas escolas da rede municipal para combater a cultura do crime, abordando temas como cidadania e as consequências do envolvimento com o crime organizado.